Trilha da Água

A Trilha da Água é composta de sete aulas e propõe um novo olhar sobre nossa relação com a água e seu papel de regeneração. A água não deve ser considerada um recurso, mas um bem básico e precioso para a existência da vida na Terra. Por essa razão, o curso tem início com conteúdos relativos à formação de nosso planeta e à atual hipótese de onde surgiu a água.

Mas, afinal, quanta água há na Terra e no Brasil e como ela é utilizada? Será que existe água para tudo e para todos os seres vivos do planeta? Qual é a situação dos oceanos, que cobrem aproximadamente três quartos do globo e trazem tantos benefícios aos seres humanos? E a diferença entre pegada hídrica e água virtual, você sabe qual é? Sua escola conhece e atua em prol dos dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Água, estabelecidos desde 1992? As bacias hidrográficas funcionam com base na visão sistêmica da água, por isso é explicada a gestão dos comitês de bacia hidrográfica no Brasil e sugere-se a criação de um coletivo que cuide da gestão da água na escola. Mas você conhece as principais bacias hidrográficas do Brasil e como está a qualidade de suas águas? Existe algum rio, córrego ou nascente próximo à sua escola? Qual é a situação dele(a)? Como podemos nos mobilizar, abraçar e cuidar de nossas águas? Essas e outras perguntas retratam a abordagem de conteúdo desse curso.

Contudo, por serem tantas questões relativas à água, é fundamental focar nos principais desafios do saneamento no Brasil, para que a educação possa mobilizar as pessoas a valorizar a relação delas com a água, ressignificando-a localmente. Na maior parte das cidades, os rios, os córregos e as nascentes estão contaminados, e nossa sociedade, que utiliza cotidianamente a água, parece não ter nenhuma relação com essa situação. Nesse sentido, a escola é um local especial para trabalhar o resgate de valores e práticas de sustentabilidade indispensáveis à existência de vida na Terra.

Pensando nisso, há aulas que abordam como recuperar nascentes e matas ciliares, como construir filtros e captar água de chuva, como montar sistemas biológicos de tratamento do esgoto e orientações para a montagem de uma estação climática com pluviômetro, biruta e termômetro, o que torna essas ações parte do cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, valoriza a relação das pessoas com a Natureza, mais especificamente com a água e seus fluxos, os ventos e o clima local.

Curso Educação para a sustentabilidade

Temáticas das aulas:

  • 1. Formação da água no planeta
  • 2. Como estão nossos oceanos na atualidade
  • 3. Água virtual, Pegada hídrica e Direitos da água
  • 4. O que são e como funcionam as bacias hidrográficas do Brasil e da América Latina
  • 5. A água, a saúde e os desafios do saneamento no Brasil
  • 6. Como recuperar nascentes e matas ciliares
  • 7. Conhecendo tecnologias de cuidado com a água e com o clima

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