Trilha Segurança Alimentar
A Trilha da Segurança Alimentar é constituída de oito aulas e tem como foco os elos da cadeia de produção e consumo dos alimentos, enfatizando as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.
Serão contemplados também temas como a regeneeração dos solos para a produção de sementes de polinização aberta, que geram alimentos conectados às florestas, proporcionando saúde e nutrição para repartir os excedentes com a humanidade.
A Trilha inicia com a apresentação dos hábitos e da cultura alimentar no mundo e no Brasil, destacando políticas de segurança alimentar e nutricional e seus desdobramentos. Também será mostrado como funcionam os sistemas de produção de alimentos convencionais, agroflorestais e orgânicos no país, bem como seus impactos, relacionando-os com a saúde e a nutrição humana. Com base nesse contexto, as aulas estimulam o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos e a comunidade, visando transformar locais a céu aberto em espaços educadores, começando pela transformação da qualidade dos solos, que geralmente estão mortos e precisam ser regenerados para que se tornem vivos, por meio de técnicas de compostagem e cobertura vegetal. As aulas orientam para a produção e a seleção de sementes de polinização aberta, assim como estimulam a realização de feiras de trocas de mudas e sementes. Outras atividades indicam como montar as hortas e os sistemas agroflorestais, além de ensinar como construir terrários, relógios de sol, rosa dos ventos e minhocário.

Temáticas das aulas:
- 1. Hábitos e cultura alimentar
- 2. Produção e abastecimento
- 3. Consumo e desperdício
- 4. Alimentação e saúde
- 5. Base dos alimentos – o solo
- 6. Produção de sementes
- 7. Como montar uma horta orgânica
Clique e inscreva-se!



